Cicatrizes: Não têm de durar uma vida inteira

Todos nós queremos ter uma pele lisa e sem manchas para parecermos saudáveis e bonitos. Algumas manchas estão presentes desde o nascimento. Tal como há pessoas que adoram as pintas e as sardas no rosto, também há quem queira livrar-se delas e, por isso, consulte um médico. No entanto, à medida que envelhecemos, podem surgir algumas cicatrizes na nossa pele que não existiam antes.

Estas manchas são importantes em termos de aparência externa e podem afetar a nossa vida e causar problemas psicológicos. Temos boas notícias para si, não tem de viver com elas para toda a vida!

Como é que as cicatrizes se formam?

As cicatrizes podem ocorrer por muitas razões diferentes, tais como infecções, cirurgias, lesões ou inflamação do tecido cicatricial. A cicatrização ocorre como resultado da cura natural do corpo e da substituição da pele perdida ou danificada. Estas podem formar-se em qualquer parte do corpo. Podem ser planas, irregulares, coloridas, dolorosas, com comichão ou uma combinação destas situações.

Dependendo da causa da cicatriz, o médico pode tratar a ferida de forma diferente. O médico pode utilizar um laser para corrigir uma cicatriz, corrigir uma cor anormal ou endireitar a cicatriz. Tratamento a laser para cicatrizes; as injecções de esteróides são feitas em conjunto com outros tratamentos que incluem pensos e ligaduras especiais.

Tipos de cicatrizes

Cicatrizes: Não têm de durar uma vida inteira

Traumatismos, cirurgias anteriores, queimaduras e algumas infecções cutâneas são as principais causas de cicatrizes. A cicatriz ocorre como resultado de um processo normal de cicatrização de feridas. Os tipos de cicatrizes conhecidos incluem:

Cicatriz hipertrófica

Esta é uma condição que ocorre na pele, especialmente nas partes superiores do corpo, como resultado da resposta anormal na cicatrização de feridas, e pode afetar negativamente as pessoas em termos de aspeto funcional e cosmético e é caracterizada pelo desenvolvimento excessivo de cicatrizes.

Cicatriz atrófica

Este tecido cicatricial esteticamente indesejável assume frequentemente a forma de cicatrizes atróficas. Todas as cicatrizes, especialmente as cicatrizes atróficas causadas pela acne, sobretudo no rosto, causam graves problemas estéticos e psicológicos na pessoa, consoante a sua gravidade clínica.

Cicatriz púrpura

A púrpura é o aparecimento de formações de tipo nódulo na pele, em forma de relevo, como resultado de uma cicatrização deficiente da ferida, depois de a ferida fechar e cicatrizar, a ferida continua a cicatrizar. Normalmente, são muito mais fofas e duras do que a área da ferida.

Cicatriz de acne

A cicatriz de acne, como é popularmente chamada, é na verdade semelhante a muitas outras cicatrizes. Tal como as cicatrizes podem permanecer como resultado de uma lesão profunda, as borbulhas profundas e inflamadas também podem deixar cicatrizes. A formação de cicatrizes ocorre após uma lesão enquanto a nossa pele se está a reparar, renovando-se.

Como é que as cicatrizes podem ser tratadas?

Existem várias opções para o tratamento de cicatrizes. Estas são o tratamento cirúrgico, a terapia por pressão, a terapia local com esteróides, a terapia capilar e o laser. Os tratamentos cirúrgicos são efectuados removendo a área e suturando-a novamente com uma operação cirúrgica em cicatrizes mal cicatrizadas.

As cicatrizes diferem consoante a estrutura genética da pessoa, a zona onde se encontra a ferida, a idade, a raça, o tipo de pele e o estado de saúde. O mesmo tipo de ferida pode não ter o mesmo efeito em toda a gente. As cicatrizes na zona do rosto cicatrizam mais facilmente do que as cicatrizes na parede frontal do peito. Para além disso, podemos dizer que os cortes paralelos às linhas do corpo cicatrizam mais rapidamente. Especialmente a utilização de cremes para o tratamento de cicatrizes de acne, protectores solares e hidratantes utilizados durante o tratamento de remoção de cicatrizes são importantes.

Quem pode fazer o tratamento de cicatrizes?

Não existem requisitos específicos para este tratamento. O tratamento pode ser aplicado a pessoas de todas as idades. O principal é que o procedimento seja realizado corretamente. Especialmente nos meses de verão, é necessário prestar atenção à proteção contra o sol, uma vez que a permanência da cicatriz aumenta devido ao sol. No entanto, consoante o método de tratamento, as pessoas a aplicar variam. Se este tratamento for efectuado com laser, pode ser feito em pessoas que não tenham um desconforto que impeça o tratamento através de um exame prévio. Os valores hormonais também são importantes para o tratamento a laser.

Como fazer com que as cicatrizes cicatrizem mais rapidamente?

Existem diferentes opções de tratamento disponíveis para o tratamento deste problema. No entanto, se pretende um processo de recuperação muito rápido, deve preferir os tratamentos médicos. Estes são o tratamento cirúrgico, a terapia de pressão, a terapia local com esteróides, a terapia capilar e o laser. Mas a melhor opção é indicar ao seu médico qual o tratamento mais adequado para a sua pele.

Como eliminar as cicatrizes de acne?

Para este tipo de cicatrizes, são frequentemente aplicados peelings químicos ou tratamentos capilares. No entanto, se as suas cicatrizes de acne forem demasiado profundas, o seu médico pode também recomendar-lhe tratamentos a laser. No entanto, terá de decidir em conjunto com o seu médico qual destas opções será a mais adequada para si.

Quantas sessões podem tratar as cicatrizes?

Para este tipo de cicatrizes, são frequentemente aplicados peelings químicos ou tratamentos capilares. No entanto, se as suas cicatrizes de acne forem demasiado profundas, o seu médico pode também recomendar-lhe tratamentos a laser. No entanto, tem de decidir em conjunto com o seu médico qual destas opções é a mais adequada para si. Se houver uma condição que não exija cirurgia ou após uma cirurgia, é possível melhorar as cicatrizes restantes com laser fraccionado. Os tratamentos de cicatrizes com laser requerem um mínimo de 3-5 sessões. Os intervalos de tratamento são, em média, de 4 semanas.