O que é uma alopécia? Causas, sintomas e tratamentos

A alopecia areata é uma doença autoimune comum que resulta numa queda de cabelo imprevisível. O tratamento depende da causa. Pode consultar o nosso blogue para mais informações.

O que é a Alopécia Areata?

As doenças de pele são um dos problemas de saúde mais comuns na sociedade. Algumas doenças de pele podem desenvolver-se à medida da pele com pelo. Uma das doenças mais frequentes é a micose, também conhecida como alopecia areata. Trata-se de um problema de queda de cabelo que parece ter o tamanho de uma moeda de ferro em certas partes da pele com pelo.

Quais são as causas da alopécia?

As causas da alopécia não são totalmente conhecidas. As investigações mostram que esta doença ocorre como resultado do ataque do sistema imunitário do corpo aos folículos capilares saudáveis. O problema da calvície ocorre nesta zona devido a danos nos folículos capilares. Até ao período de cicatrização, o crescimento de novos cabelos é impedido.

No entanto, também foi observado em ensaios clínicos que a doença da micose pode ocorrer juntamente com outros problemas de saúde. Este problema foi registado no decurso de doenças de origem autoimune, como a diabetes de tipo 1 e o reumatismo articular. Também se verificou que doenças semelhantes podem ocorrer em pessoas com a doença da micose nas suas famílias.

Para além destes, os elementos que causam esta doença são:

• Stress extremo, tristeza, depressão,
  • Doenças da tiroide (especialmente a tiroide inflamatória crónica),
  • Insuficiência adrenal, doença de Addison,
  • Psoríase
  • Vitiligo

Sintomas de alopécia

O que é uma alopécia? Causas, sintomas e tratamentos

Os sintomas clínicos desta doença variam de pessoa para pessoa. Alguns doentes sofrem de queda de cabelo em pequenas áreas. Outros apresentam grandes quantidades de queda de cabelo em grandes áreas. Este problema pode também ser observado nas sobrancelhas e nas pestanas.

Esta doença é geralmente caraterística e manifesta-se no couro cabeludo de diferentes formas. Para além de a pele ser saudável na zona afetada pela micose, não se verifica qualquer caso de inflamação na pele. A queda de cabelo começa sobretudo no couro cabeludo. As pessoas podem ter pestanas, sobrancelhas e vermes nos pêlos púbicos. Também podem ocorrer alterações na estrutura das unhas. A trajetória da doença pode variar e recorrer globalmente.

Tipos da doença

Existem diferentes tipos desta doença:

Alopécia universal

Trata-se de uma fase da alopécia areata. Nesta fase, o cabelo, as sobrancelhas e as pestanas caem rapidamente, podendo surgir em qualquer idade. A doença pode recuperar lentamente por si própria. Por vezes, os cabelos recém-chegados são brancos ou cinzentos, voltando depois à sua cor original.

Alopécia total

É um caso em que os pêlos da pele com pelo vão progredindo até caírem completamente.A propagação do derrame por todo o corpo é chamada univarsalis. No entanto, estas são doenças extremamente raras.

Alopécia Fibrosante Frontal

Esta é uma forma de líquen plano que se caracteriza principalmente por uma queda de cabelo lentamente progressiva e cicatrizes no couro cabeludo junto à testa. Nalgumas situações, as sobrancelhas, as pestanas e/ou outras partes do corpo podem também estar envolvidas.

Tratamentos para a alopécia

O que é uma alopécia? Causas, sintomas e tratamentos

É necessário ir ao dermatologista para o diagnóstico e tratamento da doença.

O tratamento antipruriginoso utiliza medicamentos pertencentes ao grupo dos esteróides. Estes fármacos são utilizados, sobretudo, nas fases intermédia e final da doença. Estes medicamentos podem ser frequentemente utilizados sob a forma de cremes, injecções sob a pele ou injecções através da anca. Os sprays são utilizados para desencadear uma recuperação na zona do cabelo ou da queda de cabelo. Em especial, podem ser utilizadas loções com cortisona. O cabelo que volta a nascer após o tratamento pode ser descolorido, branco ou cinzento. Isto começa por preocupar os doentes, mas, com o tempo, o cabelo volta às suas cores originais.

Outro método de tratamento da alopecia areata é a imunoterapia. Uma substância ativa é vertida na área problemática para criar uma reação alérgica. Este tratamento não é preferido pela maioria dos médicos. Isto deve-se ao facto de poderem surgir problemas como a irritação persistente da pele após o procedimento, o crescimento das glândulas linfáticas. Por conseguinte, a medicação deve ser preferida tanto quanto possível.

Outros métodos de tratamento conhecidos são os seguintes

Tratamentos por injeção

Os tratamentos com cortisona são frequentemente administrados para tratar esta doença. Este problema é tratado através da injeção de cortisona sob a pele. Se a doença não estiver associada a factores genéticos, este método de tratamento pode produzir resultados positivos.

Medicamentos

Os medicamentos podem ser administrados quando as aplicações por injeção não são eficazes. Não são utilizados medicamentos que tenham um grande efeito secundário. Este tratamento é normalmente composto por vários ingredientes medicamentosos.

Imunoterapia tópica

Este processo é normalmente administrado a doentes com muita queda de cabelo. São aplicados produtos químicos que produzem uma reação alérgica no couro cabeludo. Se for benéfica, a reação resultante permitirá que o cabelo volte a crescer. No entanto, surge uma erupção cutânea com comichão. Este processo tem de ser aplicado várias vezes para que o cabelo cresça mais.

Transplante capilar

Os procedimentos de transplante capilar estão a ser realizados como o último curso de tratamento. Após a queda de cabelo, existe apenas uma solução para o problema da calvície. Um transplante capilar ajudá-lo-á a recuperar o cabelo que está a cair. O cabelo que recupera com um transplante capilar torna-se permanente para toda a vida.

Como impedir que a Alopecia Areata se espalhe?

Em primeiro lugar, devem ser identificadas as causas subjacentes a este problema. A propagação da doença pode ser evitada através da administração de um tratamento de acordo com o problema identificado. No entanto, é necessário manter o sistema imunitário forte. Se o seu sistema imunitário não for potente, torna-se mais propenso à doença da alopecia.

O cabelo pode voltar a crescer quando se tem alopécia?

Sim. Na maioria dos doentes, o cabelo que cai pode voltar a crescer num ano ou dois. Noutros, a calvície resultante do derrame pode ser permanente. Mas é possível resolver este problema plantando novos cabelos. Os métodos de transplante capilar oferecem-lhe a solução definitiva.

A alopécia é causada pelo stress?

Esta doença pode desenvolver-se devido a muitas causas subjacentes. Estas podem ser factores genéticos, imunidade não forte ou qualquer doença crónica. Além disso, o stress é uma das principais causas da alopecia areata. Se a doença relacionada com o stress se desenvolveu, a forma de a aliviar é reduzir o stress.

O que causa a alopécia nas mulheres?

O problema da queda de cabelo aumenta nas mulheres, especialmente durante alguns períodos especiais. Estes podem ser períodos de menstruação e gravidez. Além disso, as mulheres com níveis elevados de stress podem ter o mesmo problema. Esta doença não é mais provável de ocorrer nas mulheres do que nos homens. No entanto, as mulheres com níveis elevados de stress são mais propensas a esta doença.