Procedimentos de transplante de cabelo para pacientes com diabetes

Em pacientes com diabetes, os processos de transplante capilar são seguros e bem sucedidos para a maioria das pessoas. Mas os resultados dependem do facto de a diabetes estar controlada. Depende também do tipo de diabetes. Se tem diabetes e está a considerar um transplante capilar, deve prestar atenção a determinadas questões.

O que é a Diabetes Mellitus?

A diabetes é uma doença complexa em que o nível de açúcar no sangue é demasiado elevado. Existem duas doenças diferentes, a diabetes tipo 2 e a diabetes tipo 1. A diabetes de tipo 1 é menos comum do que a de tipo 2 e é causada pelo ataque do sistema imunitário do corpo às células que produzem insulina. É normalmente diagnosticada na infância. A diabetes tipo 2 ocorre geralmente em idades avançadas e é causada pela falta de produção de insulina suficiente pelo organismo ou pela incapacidade do organismo de responder corretamente à insulina.

Como é que a diabetes causa queda de cabelo?

Os problemas de queda de cabelo com a diabetes podem desenvolver-se com base em diferentes causas nos doentes com diabetes.

Problemas hormonais

Os sintomas da diabetes podem incluir queda de cabelo devido a alterações hormonais. Os altos e baixos descontrolados, particularmente ao nível do açúcar no sangue, podem ser apontados como a causa. Todas as hormonas do nosso corpo são controladas pelo sistema endócrino. Se os níveis de açúcar no sangue não forem normais, isso pode perturbar o sistema endócrino. Neste caso, a produção de algumas hormonas que fazem o cabelo crescer mais devagar. Ou então, o cabelo desfaz-se. Os folículos pilosos, que permanecem ineficazes, perdem peso. E não consegue produzir cabelo novo e saudável.

Temos boas notícias para si; se mantiver o açúcar no sangue sob controlo com uma alimentação ou medicação adequadas, pode descobrir que o seu cabelo começa a nascer novamente. Nesta fase, o processo de transplante capilar é ideal para impulsionar este crescimento.

Problemas de circulação sanguínea

Outra razão pela qual a diabetes leva à queda de cabelo são os problemas na circulação sanguínea. Se os níveis de açúcar no sangue não puderem ser mantidos sob controlo e subirem excessivamente, este excesso de açúcar no sangue pode reagir com a hemoglobina, que está presente nos glóbulos vermelhos.

A hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigénio para todas as partes do nosso corpo. Se houver uma quantidade elevada de açúcar no sangue, a hemoglobina torna-se “glicosilada”. Esta hemoglobina glicosilada tem uma forma diferente da hemoglobina normal. E pode ficar presa nas nossas pequenas veias, chamadas capilares. Esta condição faz com que o oxigénio não seja transportado tão bem quanto necessário para o corpo, deixando diferentes tecidos e células sem oxigénio para morrer. Se o mesmo acontecer nas células da raiz do cabelo, os folículos pilosos morrerão e o cabelo começará a cair.

Por isso, manter o açúcar no sangue sob controlo é vital para a saúde dos folículos capilares e de outras partes do corpo.

Doenças oto-imunes

Os doentes com diabetes tipo 1, em particular, são mais susceptíveis de ter problemas de queda de cabelo. Nestes doentes, o sistema imunitário ataca acidentalmente as células saudáveis. E isso causa um problema de queda de cabelo.

O transplante capilar pode ser efectuado em doentes diabéticos?

Procedimentos de transplante de cabelo para pacientes com diabetes

Dependendo da diabetes, a perda de cabelo pode muitas vezes desenvolver um problema de calvície persistente. A solução exacta para este problema é o processo de transplante capilar. Se conseguir manter o açúcar sob controlo durante longas horas, este processo não é errado para si. No entanto, se necessitar de utilizar insulina durante o dia, este processo pode ser-lhe desagradável. Porque este processo demora mais de cinco horas. Entretanto, pode sofrer alterações perigosas no seu nível de açúcar no sangue.

Se tiver açúcar no sangue, certifique-se de que consulta o seu médico para saber se deve ou não efetuar o procedimento.

Transplante capilar na diabetes tipo 1

Na diabetes, o processo de transplante capilar deve ser efectuado de forma controlada. Nos doentes com diabetes tipo 1, este processo acarreta um pouco mais de risco. Isto deve-se ao facto de os doentes com diabetes tipo 1 necessitarem demasiado de utilizar insulina. Como este processo demora muitas horas, pode ser arriscado para si. Por isso, o plano de tratamento deve ser definido individualmente. É o seu médico que tomará esta decisão.

Transplante capilar na diabetes tipo 2

O transplante capilar pode ser realizado com sucesso em pacientes com sintomas de diabetes tipo 2. No entanto, o procedimento pode ser administrado se o açúcar no sangue puder ser mantido sob controlo. No processo de transplante capilar para a diabetes tipo 2, o doente deve ser primeiro submetido a um exame pormenorizado. Deve-se determinar se o estado de saúde do paciente é ou não de risco para o transplante capilar. Elementos importantes examinados durante as entrevistas preliminares e os controlos pormenorizados;

Exame de todas as análises do doente,
O efeito da diabetes no sistema circulatório,
Controlo do nível de açúcar no sangue,
Determinação das complicações que podem ocorrer após um transplante capilar.

Paciente com diabetes para transplante capilar FUE

A técnica de transplante capilar FUE é uma das melhores técnicas para diabéticos. Mas o objetivo principal, independentemente da técnica utilizada, é manter o nível de açúcar do paciente sob controlo. A segurança do paciente é sempre uma prioridade.

No transplante capilar para diabéticos com a técnica DHI

O processo de transplante de cabelo com a técnica dhi também é adequado para pacientes com diabetes. Mas, como em qualquer procedimento, o controlo do açúcar no sangue tem prioridade.

Transplante capilar para pacientes com diabetes na Turquia

Procedimentos de transplante de cabelo para pacientes com diabetes

Na Turquia, o procedimento de transplante capilar é efectuado com segurança e sucesso em doentes com diabetes. Através de análises ao sangue efectuadas antes do procedimento e de um exame detalhado, os médicos reconhecem os seus pacientes. É determinada a técnica de transplante capilar específica para cada paciente. O controlo do açúcar no sangue é efectuado antes do procedimento. E é seguido durante todo o processo. São aplicados os seguintes passos, respetivamente:

Análises ao sangue

Antes do processo de transplante capilar, é-lhe feito um teste especial chamado teste “HbA1c”. Como diabético, provavelmente conhece este teste. É um teste de laboratório que detecta a quantidade de hemoglobina glicosilada presente no sangue. Esta é uma indicação de quão bem o açúcar no sangue é mantido sob controlo.

Controlo do açúcar no sangue

O açúcar no sangue é definitivamente verificado antes do procedimento. Se estiver alto ou baixo, é controlado. Depois começa o processamento. Mas se o seu médico achar que o procedimento não é adequado para si, pode desistir de o fazer.

Tempo do processo

Este processo demora normalmente entre 6 a 9 horas. Este é um processo muito demorado. Por isso, o açúcar no sangue deve ser tido em conta. Durante o processo, o açúcar no sangue é medido em intervalos de rotina. O processo pode ser interrompido em qualquer altura.

Cicatrização de feridas

No transplante capilar para diabéticos, pode haver problemas na cicatrização de feridas após o processo. Para os doentes que não conseguem manter o açúcar no sangue sob controlo, este processo é difícil. As feridas cicatrizam muito mais tarde em pacientes com diabetes do que em alguém sem diabetes. É por isso que o seu médico irá querer vê-lo com mais frequência durante o processo de cicatrização.

Como é que posso recuperar a minha queda de cabelo sendo diabético?

Alguns doentes com diabetes podem ter problemas de queda de cabelo. Estes podem desenvolver-se devido a diferentes causas, tais como problemas hormonais e circulatórios. Mas a forma de recuperar o cabelo que cai durante a diabetes é através do transplante capilar. Este método é o mais eficaz e, nos últimos tempos, tem fornecido a solução definitiva para o problema da calvície.

Um doente diabético pode fazer um transplante capilar?

Os procedimentos de transplante capilar podem ser efectuados em doentes com diabetes. Este processo é perfeitamente seguro se o açúcar no sangue for mantido sob controlo. Mas as feridas pós-procedimento podem demorar algum tempo a sarar.

A queda de cabelo causada pela diabetes é permanente?

A queda de cabelo pode durar muito tempo em alguns doentes com diabetes. Este processo pode ter consequências duradouras, tal como a calvície. Mas com diferentes métodos de tratamento, é possível resolver o problema da calvície.