Queda de cabelo devido à tiroide

Muitas hormonas, incluindo as hormonas da tiroide, podem causar o enfraquecimento do cabelo devido à tiroide. A queda de cabelo devido à tiroide é uma razão para um transplante capilar. Existem muitas razões para a queda de cabelo. Mas, no caso da queda de cabelo devida a um problema de tiroide, a principal razão são os distúrbios da tiroide. Enquanto as mulheres sofrem de queda de cabelo após a menopausa e a gravidez, a maioria dos homens enfrenta o problema da queda de cabelo na idade adulta.

O problema da tiroide ocorre quando a glândula tiroide não segrega hormonas suficientes ou produz demasiadas hormonas. O hipertiroidismo, que significa uma produção excessiva de hormonas, causa muitos problemas, desde perda de peso, birras, queda de cabelo devido ao desequilíbrio da tiroide até perturbações do ritmo. O hipotiroidismo, que se desenvolve devido a uma produção insuficiente de hormonas da tiroide, pode causar problemas de excesso de peso, bem como queda de cabelo e depressão. O tratamento da queda de cabelo devido ao hipotiroidismo e da queda de cabelo devido ao hipertiroidismo pode ser diferente.

Queda de cabelo e relação com a tiroide

Os problemas da tiroide podem causar queda de cabelo se não forem tratados. O mesmo acontece com a queda de cabelo devida ao hipotiroidismo e com a queda de cabelo devida ao hipertiroidismo. Se quisermos compreender porque é que os desequilíbrios da hormona da tiroide causam queda de cabelo, temos de começar por compreender como é que o cabelo cresce.

Os folículos pilosos do couro cabeludo começam a crescer. Os vasos sanguíneos do couro cabeludo alimentam estas raízes, proporcionando uma maior produção de células. Durante este processo, passa pelas glândulas de óleo e mantém o cabelo macio e brilhante.

Quando a produção de hormonas no corpo é perturbada, o problema nas hormonas da tiroide, chamadas T3 e T4, perturba todo o equilíbrio do corpo. Também o couro cabeludo é afetado. Como resultado do enfraquecimento causado nos folículos capilares, o cabelo cai e pode não crescer. Os desequilíbrios das hormonas da tiroide podem afetar não só os folículos pilosos, mas também as sobrancelhas, as pestanas e os folículos pilosos do corpo.

Além disso, alguns medicamentos utilizados no tratamento de distúrbios da tiroide também podem causar queda de cabelo. Ingredientes como o carbimazol e o propiltiouracil são medicamentos antitiroideus que, em alguns casos, podem causar queda de cabelo devido à perda de tiroide. O tratamento com iodo radioativo não causa queda excessiva de cabelo devido à tiroide.

Sintomas da queda de cabelo relacionada com a tiroide

Queda de cabelo devido à tiroide

A queda de cabelo causada por problemas da tiroide é pouco percetível no início. A queda de cabelo devido a problemas de tiroide resulta principalmente em enfraquecimento e não em queda. É considerado normal perder 50 a 100 fios de cabelo do couro cabeludo todos os dias. No entanto, em caso de excesso ou deficiência da hormona da tiroide, o crescimento do cabelo pode ser interrompido e o cabelo pode começar a cair mais. A boa notícia é que o problema da queda de cabelo devido a desequilíbrios da hormona da tiroide é temporário e não permanente. Mesmo que a queda de cabelo devido a problemas de tiroide continue durante algum tempo após o início do método de tratamento adequado, a queda de cabelo voltará ao normal à medida que as hormonas voltarem ao normal.

Tratamento da queda de cabelo devida à tiroide

Os desequilíbrios da tiroide podem ser facilmente diagnosticados através de alguns testes . Se estiver a sofrer de queda de cabelo devido a sintomas da tiroide para os quais não sabe a razão, deve consultar um médico o mais rapidamente possível e mandar verificar os valores das hormonas da tiroide. Com o método de tratamento que o seu médico determinará de acordo com os resultados dos testes à tiroide, evitará tanto o desequilíbrio da tiroide como a queda de cabelo. Ao mesmo tempo, pode também beneficiar de suplementos de vitaminas e minerais que são bons para o couro cabeludo. Se o seu desequilíbrio da tiroide for causado por uma doença autoimune, o seu tratamento consistirá em regular o seu sistema imunitário, bem como em regular os valores das hormonas da tiroide. É muito importante que utilize suplementos e combinações de medicamentos adequados a esta situação, sob controlo especializado. Também será útil o uso de óleos para a queda de cabelo devido à tiroide.

Com as hormonas da tiroide a começarem a melhorar e o sistema imunitário a ficar mais forte, o cabelo pode começar a crescer novamente após alguns meses. No entanto, podem ocorrer raras alterações na cor e na textura do cabelo.

Também é importante saber que não é a única pessoa a sofrer de queda de cabelo devido a problemas de tiroide. Por isso, não se esforce! Porque o stress tem um efeito importante na queda de cabelo, também no caso da queda de cabelo grave devida à tiroide.

Quando o tratamento não é efectuado e o cabelo se perde totalmente, pode ser necessário fazer um transplante capilar. A Clínica Erdem está pronta a ajudá-lo com toda a sua aventura para vir aqui na Turquia, o seu alojamento e os seus tratamentos. Por favor, contacte-nos!