Tinha da cabeça: Micose Queda de cabelo

Trata-se de uma infeção dermatofítica do couro cabeludo. A tinha do couro cabeludo nos adultos parece ser menos frequente. Pode ocorrer em todas as idades, especialmente na infância. A queda de cabelo da tinha da cabeça é mais comum nos rapazes do que nas raparigas. A descrição da tinha da cabeça é a seguinte: A palavra tinea significa o verme e a palavra capitis significa a cabeça. O agente causador da doença é a espécie Trichophyton ou Mikrosporum. Os dermatófitos antropofílicos crescem com esporos (endotrix) no cabelo, e o cabelo chega à posição de quebrado ao nível da pele. Outros envolvem ectotrix, multiplicam-se à volta do cabelo e rompem a cutícula do cabelo. Assim, surgem pêlos quebrados.

Tipos de tinha da cabeça

Existem 3 formas clínicas principais:

Tinha do couro cabeludo, que se multiplica à volta do cabelo.

A tinha do couro cabeludo, que é comum em crianças do jardim de infância e da escola primária, geralmente não acontece na idade adulta devido ao aumento de alguns ácidos gordos fungistáticos no sebo que ocorre com a puberdade. As infecções existentes geralmente desaparecem espontaneamente após a puberdade.

Tinha da cabeça profunda (Kerion Celsi)

Esta forma clínica, que é a forma inflamatória da tinha do couro cabeludo, é uma reação da imunidade celular do organismo contra elementos fúngicos. O córion celsi, que surge antes da puberdade, começa como uma tinha do couro cabeludo superficial, depois surgem pústulas e nódulos de diferentes tamanhos no couro cabeludo e forma-se uma camada de crosta espessa constituída por sangue e pus sobre a lesão, que adquire um aspeto tumoral. Os pêlos da lesão ficam soltos e soltam-se facilmente quando puxados. É como arrancar um cabelo da manteiga, o pus sai dos folículos quando pressionado. Os doentes podem desenvolver linfadenopatia. Devido a uma infeção secundária, os doentes podem apresentar febre e dor. Pode ocorrer uma reação vesicular ou pustulosa em várias partes do corpo. Os doentes podem também desenvolver eritema nodoso. As lesões deixam cicatrizes nos seus locais.

Tinha da cabeça: Micose Queda de cabelo

Favus

Favus é uma forma especial de doença fúngica do couro cabeludo. A infeção, cujo agente causador é o T. schöenlein, afecta principalmente o couro cabeludo, mas também pode afetar a pele e as unhas. Se o médico não tratar a doença que começa antes da puberdade, esta pode continuar após a puberdade. A lesão clássica do Favus são crostas amareladas e afundadas localizadas à volta do cabelo, chamadas escápulas. Tem um odor desagradável (descrito como urina de rato). Existe um pavimento eritematoso e atrófico por baixo da escápula. Provoca alopécia cicatricial, especialmente no vértice. As escápulas podem fundir-se umas com as outras, formando grandes placas. Durante o processo de cicatrização, desenvolve-se uma perda de tecido no couro cabeludo, o que provoca uma queda de cabelo permanente. Atualmente, não é comum.

Sintomas e diagnóstico diferencial da tinha da cabeça

Para além da aparência clínica, a microcópia e as culturas podem ser utilizadas para o diagnóstico. Especialmente a luz de Wood é importante no diagnóstico diferencial.

É importante que o diagnóstico diferencial de micose no cabelo. Tais como; alopecia areata, pitríase simples, dermatite seborreica, psoríase, tinea aminantecea, tricotilomania, sífilis secundária, impetigo, pediculose capitis infetada, kerion celsi, DLE e líquen plano.

Tratamento da tinha da cabeça

Devem ser utilizados medicamentos antifúngicos sistémicos. (O itraconazol, a terbinafina e o fluconazol podem ser utilizados nos adultos e a griseofulvina nas crianças.

Como tratamento da tinha do couro cabeludo em casa, podem ser utilizados champôs que contenham sulfureto de selénio ou cetoconazol, para que permaneçam no verme do anel na cabeça durante 5 minutos. Entretanto, materiais como escovas e pentes utilizados para fins de proteção podem ser mantidos neste champô. Os champôs para a caspa podem aumentar o desenvolvimento do verme do anel no couro cabeludo.

Como é que se pode contrair a tinha da cabeça?

Geralmente, propaga-se a partir de uma almofada, pente ou outros objectos infectados.

Como é que se trata a tinha da cabeça?

O tratamento mais comum para a tinha da cabeça é o uso de medicamentos antifúngicos.

A tinha da cabeça desaparece?

É uma doença que se cura muito lentamente. Geralmente perde o seu impacto em 4-6 semanas.